Planejamento é importante para muita coisa nessa vida, claro que viagem não fica fora dessa realidade. Muitas vezes temos vontade de conhecer um pouco mais do Brasil, ou até mesmo fazer aquela tão sonhada viagem para o exterior. Mas sempre vem aquele pensamento sabotador:
Não tenho dinheiro, viajar é coisa de rico.
Não é bem assim, temos que planejar e ficar de olho nos nossos objetivos, fazer um acompanhamento dos gastos. É bem simples, vamos começar falando um pouco do dinheiro recebido nas férias.
Sabemos que o dinheiro recebido nas férias, aquele ⅓ do valor mensal, não é o suficiente para a viagem dos sonhos. Na verdade quando tiramos férias e recebemos o salário do mês mais ⅓ ficamos até empolgados, pois recebemos mais que o normal. Quando as férias acabam vem o susto, cadê meu dinheiro? Não deu para pagar nem as contas do mês, nunca mais tiro férias. Vamos entender melhor esse processo de pagamento o seguinte exemplo:
João, nesse nosso exemplo, tem um salário de R$ 1000,00 e vai tirar 30 dias de férias no dia cinco de fevereiro, assim ele vai receber 2333,33 e vai feliz da vida curtir suas férias. Mas o João esqueceu que parte desse dinheiro já é o pagamento do mês de março. Chegou o fim das férias, João gastou todo seu dinheiro e ainda fez umas comprinhas no cartão 😦
No dia 5 de março João não recebe o valor referente ao mês de fevereiro, pois ele estava de férias, mas as contas mensais do João não tiraram férias, já estão batendo na sua porta e provavelmente o João vai correr para o cheque especial, empréstimos ou pagamento mínimo do cartão de crédito.
O planejamento financeiro é justamente a salvação do João, para um bom planejamento precisamos de tempo, meses de antecedência e vai depender muito para onde você quer ir, quanto você vai conseguir guardar por mês, o que você vai querer comprar durante suas férias.
Quando fizemos nossa primeira viagem internacional, dez dias no Chile, iniciamos o planejamento nove meses antes. Eu nunca tinha feito planejamento financeiro, tudo que eu queria comprar era parcelado no cartão de crédito. Sempre pensava que não precisava passar seis meses guardando dinheiro para comprar algo se eu poderia parcelar em doze vezes 🙂
Mas minha esposa colocou ordem na casa, deu alguns conselhos e falou que não era possível viajar no mês que eu queria, teríamos que adiar esse sonho. Então ela fez uma planilha e falou que tínhamos que guardar x reais todo mês. Para matar a ansiedade, fiquei organizando os passeios, escolhendo hotel e aprendendo um pouco mais sobre o Chile. Então ela cuidou do financeiro e eu da logística, claro que fiquei de olho no financeiro, para saber se iria funcionar mesmo e tentando aprender um pouco.
Segue uma planilha para exemplificar o processo, é bem simples, no começo eu não gostava muito da planilha mas quando o dinheiro foi sobrando e a viagem se aproximando tudo ficou mais simples.
E assim foi passando o tempo, todo mês tínhamos que guardar R$ 888,89 para chegar no objetivo, claro que nem sempre era possível guardar esse valor, você pode ver na planilha que algumas vezes o valor realizado era menor que o valor projetado. É importante lembrar que esse valor mensal era uma meta, não era algo obrigado, essa flexibilidade ajuda na continuidade do plano.
Conseguimos juntar dinheiro suficiente para passarmos os 10 dias tranquilos no Chile, e como tiramos 20 dias de férias, também foi suficiente para que esses 20 dias sem trabalhar não fizessem falta no orçamento mensal.
A inexperiência fez também com que pagássemos algumas despesas no cartão de crédito, o que foi uma surpresa desagradável, pois o IOF e a conversão do dólar do cartão de crédito são os principais vilões de uma viagem ao exterior. Com isso aprendemos que cartão de crédito somente em último caso (em caráter emergencial), neste tipo de viagem.
Foi assim que conseguimos guardar dinheiro para nossa primeira “grande” viagem, foi uma experiência muito bacana, eu nunca tinha voltado das férias com dinheiro no bolso, graças ao planejamento financeiro isso foi possível. A Márcia, ficou super feliz, conseguiu provar que esse negócio de economizar dinheiro tem futuro.
Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, faremos o possível para explicar e contribuir no seu planejamento financeiro, abraços.


