[Update] Fizemos nossa viagem para os Lagos Andinos, confira neste post nossas aventuras até a Patagônia.
Estamos sempre buscando um novo rumo e estávamos na dúvida: Ilha de Páscoa, voltar em Fernando de Noronha ou Peru… No momento estamos mais tendenciosos em conhecer os Lagos Andinos. Ops mas não estava previsto. É assim mesmo, já tinhamos pensado na possibilidade de conhecer os Lagos Andinos antes e agora uma leitora solicitou algumas dicas desse paraíso e então resolvemos analisar melhor, dependendo do valor da passagem, essa opção ganhou nossa atenção novamente. Lembrando que é uma boa alternativa para fugir da alta do dólar.
Chile é um país realmente maravilhoso, tem uma variedade de paisagens: praias, montanhas, desertos, vulcões e lagos. A região dos lagos fica ao sul do país, onde você vai encontrar uma das mais belas paisagens da América do Sul. Localizada entre Argentina e Chile, a região dos Lagos Andinos é o melhor local para quem busca contato direto com a natureza e paisagens de tirar o fôlego. Basicamente precisamos conhecer três cidades Puerto Montt, Puerto Varas e Frutillar. Estamos analisando se vale cruzar toda a região dos lagos e conhecer também Bariloche, fazendo assim o famoso Cruce Andino.
Quando ir
Dependendo da época da viagem as paisagens são bem distintas, caso prefira caminhadas, muita natureza escolha o verão. Se o seu interesse é ver neve, esquiar, escolha o inverno. Em abril chove bastante. Alta temporada dessa região é o verão, de dezembro a março. Caso queira conhecer a região na época da neve, você deve ficar de olho, a temporada de neve varia todos os anos, normalmente de junho até setembro.
Como chegar
O trajeto de Santiago para Puerto Montt pode ser feito de avião ou carro. Outra opção é iniciar a viagem em Bariloche do lado Argentino dos lagos. Clique no mapa para ver mais detalhes da região:
Cruce Andino
O trajeto Puerto Varas – Bariloche pode ser feito nos dois sentidos, somente de ônibus(aproximadamente 5h) ou de barco (com algumas etapas de ônibus), rota conhecida como Cruce Andino, é a preferida dos turistas. Pode ser feito em um ou dois dias, caso queira parar em Peulla, pequeno vilarejo no lado Chileno para passar a noite. Outra opção é sair (ou chegar) de Puerto Montt, que fica bem perto de Puerto Varas.
Nesse site tem uma animação explicando o passo a passo do trajeto. Algumas pessoas preferem ficar apenas na região do Chile, sem seguir o trajeto até Bariloche, acaba fazendo uma boa economia. Claro que é interessante avaliar tudo isso.
Você pode alugar um carro, uma bicicleta ou escolher fazer os trajetos de ônibus. As cidades são próximas e com boa sinalização, algumas empresas que oferecem os transfers:
www.viabariloche.com.ar
www.busescruzdelsur.cl
www.andesmar.com
Bicicleta
No Booking existem muitas opções de hospedagem, seguem alguns exemplos:
Puerto Varas – Hotel Cumbres
Puerto Varas – Departamento Costanera
Puerto Montt – Hotel Boutique Zafiro
Puerto Montt – Presidente Suites Puerto Montt
Frutillar – Cabañas Lomas del Lago
Dicas
- No verão o dia é bem longo, anoitece tarde.
- Leve um bom tênis, para a maioria dos passeios esse é o calçado mais indicado.
- Puerto Varas é a cidade mais elegante e com boa variedade de hotéis e restaurantes.
- Fique de olho na meteorologia, os passeios dos lagos são infinitamente mais bonitos em um dia ensolarado.
- Verão no sul do Chile não significa muito calor, escolha bem as roupas. Pode fazer até um friozinho bom.
- Visite o Vulcão Osorno, existem teleféricos que funcionam todo o ano.
- Visite os parques na semana, para evitar a lotação do final de semana.
- Caso tenha alguns dias sobrando no roteiro, visite Chiloé para ver de perto os pinguins.
Caso queira apreciar as fotos, segue o link do Pinterest.
Ficou interessado? Seguem alguns links que utilizamos para iniciar o planejamento da viagem. Depois que voltarmos desse paraíso atualizo o post com mais dicas e nossas fotos, combinado?
Viaje na viagem, Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias
Uol Viagem
Blog Vambora

