Iniciamos um período sabático. Sim, largamos nossos empregos e caímos no mundo depois de um longo período de planejamento. Eu sempre tive o espírito desbravador, mas a minha vontade de viajar passou um bom tempo adormecida.
Tive que trabalhar muito cedo, não tive tempo livre e muito menos dinheiro para sonhar com viagens.
Hoje vejo que tudo é relativo e muitas vezes nós buscamos obter tempo e dinheiro da forma errada.
Viajar é o sonho de muitas pessoas, talvez porque as viagens, na maioria das vezes, estejam ligadas com férias e férias muitas vezes é o momento do ano mais esperado de muita gente.
A Márcia sempre foi muito organizada e controlada financeiramente. Ela me ensinou que devemos gastar nosso dinheiro com a coisa certa. Claro que cada um escolhe o que é certo e gasta com o que mais gosta. O problema é quando se gasta dinheiro sem perceber, por impulso ou para satisfazer outras pessoas que não seja você e sua família.
Só lembrando que eu não sou o dono da verdade e só fiz uma introdução para explicar que tiramos um período sabático, mas estamos longe de sermos ricos ou qualquer coisa parecida.

30 dias após nossa partida, Vale do Pati (Chapada Diamantina)
Vamos falar de viagem que é o objetivo do blog. Começamos a pensar em um período sabático depois da pandemia. Já no fim da pandemia fizemos uma viagem de motorhome com o meu primo e ficamos encantados com a liberdade e a possibilidade de conhecer vários locais em uma mesma viagem, sem muita correria. Então pensamos que um dia o sonho de passar um período na estrada pudesse se tornar realidade.
Logo a Márcia foi criando planilhas e explicando que se eu realmente quisesse sonhar com algo do tipo eu precisaria economizar e controlar minhas finanças. Como eu acredito que viajar é o meu propósito de vida, eu fui obedecendo e ficando cada vez mais economico.
Então o ano de 2023 foi bem diferente para nós dois, muitas coisas aconteceram e o ponto onde tínhamos mais dúvidas foi se resolvendo praticamente sozinho: Trabalho. Como todos sabem o mundo tech vem sofrendo uma explosão de “layoff” (demissão em massa) e eu fui afetado por um. Naturalmente eu resolvi o que fazer com o meu emprego, ficou ao acaso do destino que em 2023 eu não tivesse mais um emprego fixo. Agora faltava resolver o que a Márcia iria decidir sobre o emprego dela.
Como ela já trabalhava na mesma empresa por mais de 15 anos, ela resolveu ter coragem e pedir demissão para apostar em uma nova vida no futuro, depois do sabático.
Logo, no segundo semestre de 2023, o sonho ganhou forma e naturalmente muitas dúvidas foram respondidas.
O nosso rumo estava ficando cada vez mais claro. Colocamos os planos em prática e decidimos viajar pelo Brasil, pois a outra opção, de viajar pela Europa, não se mostrou viável depois de muitas planilhas e do preço do Euro.
Tudo certo e começamos a vender a ideia para nossas famílias. Começamos a pensar em como devolver o apartamento alugado que era o nosso xodó. Também tivemos que pensar onde guardaríamos nossas coisas, qual carro comprar para encarar uma viagem até o Ushuaia. Sim, decidimos que cruzaríamos toda a América Latina rumo ao Fin del Mundo.
Passamos 6 meses colocando a mão na massa e partimos no dia 27/12/2023 rumo ao desconhecido. Nos próximos posts eu detalho mais cada etapa da nossa viagem e vou atualizando vocês sobre o nosso rumo, abraços!
